terça-feira, 23 de março de 2010

O estilo Fei Hok Phai


Dos monges que escaparam do Templo de Shaolin, os mais importantes para o estilo Fei Hok Phai Hung Fei Kun e Fong Si Yiu. Foi por intermédio deles surgiu os estilos Hok Phai (Garça) e Hung Ka (tigre).

     Hung Ka é um dos principais estilos da escola Wai Chia, também conhecida como Hung Gar ou Hung Kuen, Kung Fut, ou Kung Chia Phai. Originalmente é um estilo do sul da China, devido a sua grande fama expandiu-se por toda a China. Hung Ka junto aos estilos Choy Lee Fut e Wing Chun, forma o trio mais sistemático e perfeito de todos os estilos chineses, é um estilo de linha direta ao Shaolin, que conserva, com o passar do tempo, a pureza de suas técnicas.

     São elas: Kung-Ka, Choy-Ka, Lee-Ka, Mo-ka e Lao-Ka, as quais formam a base do Estilo Fei Hok Phai.

     Estas cinco técnicas foram aprendidas por Mestre Lope Chiu Ping Lok, criador do Estilo Fei Hok Phai, transformando-se num dos grandes expoentes desta nobre arte que é o Kung Fu. Desta forma, vamos encontrar no estilo Fei Hok Phai uma mistura da escola interna Nei Chia e da escola externa Wai Chia.

     O estilo Fei Hok Phai de Kung-fu Wushu, estilo da garça voando, é caracterizado, dentro da linha Shaolin do Sul, pelos movimentos da garça, que são ágeis e harmoniosos. Dentro desse estilo, também são realizados movimentos do Dragão, Serpente, Tigre, Leopardo, Leão, Elefante, Macaco, Cavalo e Raposa.

     Um dos katis (técnicas) mais significativos dos 28 encontrados no estilo Fei Hok Phai é o Pao Hok Chuan, que tem origem no Hung Tao Choi Mei Gar. Este kati é composto por técnicas de leopardo, caracterizadas pelo desenvolvimento de velocidade e destreza, aliadas a leveza e agilidade dos movimentos da garça.

     Nas técnicas encontradas neste estilo, também estão presentes várias armas tipicas, tais como: Bastões, facões, espadas, punhais, bastões articulados em três, flauta, lança de 1 ponta, lança de 2 pontas, lança de meia-lua, bastão com facão de nove argolas, bastão longo, corrente, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário